Pensamentossemlimites

domingo, agosto 27, 2006

Pobres Ricos de Moçambique

Voltemos ao assunto dos pobres ricos! Na matéria veiculada pelo Fantástico no último domingo, sobre a periferia de Moçambique, podemos perceber a semelhança que o país tem em relação ao Brasil. Como as pessoas vivem daquela forma, uns com tanto e outros com nada! Me admirou a cena que mostrou uma rua onde uma pista divide dois mundos totalmente distintos: o mundo dos ricos e o dos pobres. Como a própria entrevistada por Regina Casé disse, que os ricos não dormem em paz com medo de o povo da periferia invadir suas casas. É exatamente assim que funciona, e a entrevistada afirmou ainda que eles, os pobres, se sentem muito mais à vontade, muito mais seguros, (é até engraçado escrever isso!) pois não temem nada ali. Mas não deveria ser o contrário? Se os ricos se sentem os donos de tudo? Se acham que com o dinheiro que possuem podem se safar de todos os males que a vida possa vos trazer? Eles não dispõem dos mais modernos equipamentos de segurança? Então para que esse medo de conviver com os menos favorecidos? Por que essa estupidez, para que essa discrepância, onde pessoas tão humildes convivem literalmente ao lado de pessoas com tanto poder, com tantos recursos, e que na verdade são cada vez mais humilhadas e menos tratadas como gente, pois sabem que são temidas, como bichos selvagens que não podem conviver em uma sociedade civilizada!
Por que ao invés desa indiferença não se criam programas para que os pobres deixem de ser tão miseráveis e os ricos possam viver com mais vida e menos medo, ajudando assima formar um novo país, um mundo melhor, onde a desigualdade seja menos absurda e abusiva. Até quando pessoas serão tratadas como Nada? Como seres inexistentes em um lugar que com certeza eles foram os que mais ajudaram a construir o que se vê hoje, por que são eles, os pobres que disponibilizam sua força física para que casas sejam construídas, prédios empresariais, ruas, viadutos, então digo que é essa gente que merece tanto respeito e tantos recursos como todos os outros, e em muitas vezes merecem até mais, pois se sacrificam para dar do bom e do melhor para aqueles que nunca sequer pensaram no bem estar do seu próximo.

Juliana Drummond

1 Comments:

  • At segunda-feira, agosto 28, 2006, Blogger Yuri Almeida said…

    Saudações!!!
    Lamentável aquela este reportagem, curiosamente onte assisti o Fantástico. Agora, você não achou estranho o fato de Regina ter ido tão longe para mostrar uma realidade que vemos em qualquer esquina? Será que aquela quadro "Minha Periferia" aliado com o programa "Central da Periferia", estavam mostrando coisas que não deviam....

     

Postar um comentário

<< Home