Pensamentossemlimites

terça-feira, julho 25, 2006

Favela vai para zona nobre de Salvador

Instalados há aproximadamente dez anos em uma antiga delicatessen no bairro de Stella Mares, em Salvador, dezenas de desabrigados montaram seus barracos e ali viveram como se fossem os donos do pedaço, trazendo desconforto, insegurança e transtornos diversos a quem por ali morava em seus condomínios de classe média.
No último dia 20 aconteceu o inesperado, todas essas famílias foram despejadas de seus abrigos, sem qualquer tipo de aviso, e a partir daí fizeram do muro do condomínio que fica em frente ao antigo local em que se encontravam, seus novos lares, com barracos de lona e madeira e "gatos"
para obterem água e energia. Os moradores procuram ajudar da forma que podem essas pessoas, com alimento, roupas, uma espécie de "troca" para que os invasores se sintam intimidados o bastante para não cometerem nada contra os condôminos.
A Prefeitura é que parece não estar muito preocupada com a situação presente uma vez que até o momento não tomou atitude alguma para reverter o quadro e apenas ofereceu três meses de isenção de aluguel para os sem teto, como se a raís do problema fosse solucionada dessa forma e como se depois desse período o dinheiro fosse cair do céu para que essas pessoas continuassem a pagar suas dívidas.
O engraçado é o contraste de quem vê aquela zona nobre de um condomínio fechado com a porta de entrada tomada pelos objetos pessoais de cada uma daquelas pessoas desamparadas, o contraste entre o mundo dos ricos e o mundo dos sem nada. Como esses moradores devem estar se sentindo, ao terem pago tão caro por suas belas casas para se verem livres de qualquer situação de risco (e até mesmo de pessoas de risco) e agora terem essas mesmas situações e pessoas mais perto do que elas podiam pensar, como seus vizinhos de porta?

Juliana Drummond

domingo, julho 23, 2006

Esperança de justiça no País.

Finalmente parece que o caso Richthofen chegou ao fim! Na madrugada do dia 22 último a acusada de matar os pais em 2002 por interesse na herança, Suzane von Richthofen, foi condenada a uma pena de 39 anos e seis meses de prisão, finalmente parece que a justiça do Brasil resolveu ir de encontro ao sistema defensor das classes mais altas, que fazem o que querem como querem e ficam imunes, sem pagar pelo que cometem, o que deixa a população de todo o país desacreditada de que a justiça um dia possa existir da forma digna que deve ser.
Mas infelizmente esse sonho ainda não pode ser concretizado pois sabemos que Suzane não passará mais que três anos e sete meses na cadeia, uma vez que já teve um sexto da pena completado pois esteve presa por quase três anos, podendo assim requisitar o direito de progressão para o regime semi-aberto. Há a esperança de que não seja concedido esse benefício para a milionária, já que muitos juízes não o fazem quando se trata de crimes hediondos pois segundo a lei autores desse tipo de crime só têm saída garantida após dois terços da pena.
O caso mexeu com a cabeça de todos os brasileiros, pois uma filha matar os pais por dinheiro, e ainda junto ao namorado e cunhado, ainda não é tão comum de engolir, e essa mesma população espera que a justiça realmente seja feita, para mostrar que os ricos não podem fazer tudo o que querem e que se assim fizerem terão uma punição à altura.

Juliana Drummond

quarta-feira, julho 19, 2006

Nada mudou

Não consigo ficar imune frente ao fato que toma conta do país e que é reclamado e mostrado por poucos: quem deu a esmagadora maioria dos votos ao nosso querido Presidente "Lulinha do povo" hoje chora com o desprezo do mesmo, os incontáveis funcionários públicos de todo o país, que cansaram de sair às ruas em passeatas de defesa ao operário mais famoso do Brasil e que hoje se encontram na mesma situação de anos atrás, sem nenhum aumento de salário ou de gratificação.
Me revolta a idéia de saber que passei anos de minha vida junto a minha querida mãezinha (aposentada há mais de 10 anos, inclusive sem receber aumento durante o mesmo período!) sonhando em eleger este homem, que prometeu acabar com a miséria de toda uma população e que nos fez acreditar ainda em uma melhora na vida desses funcionários públicos. Acabar com a fome do povo brasileiro? Digamos que ele tem tentado mudar realmente esse quadro, mas obteve êxito também em rechear a conta bancária da elite brasileira, com aumentos de salário e com uma política que favoreceu em grande parte os empresários do país. Será que em 2007 algo vai ser diferente? Será que nosso querido Presidente vai ter a dignidade de arcar com suas promessas e de dar uma perspectiva de vida melhor para seus principais e fiéis eleitores? Por que infelizmente e contra a minha vontade a minha linda mãe dará mais uma vez (como em todas as eleições) o seu voto a nosso atual Presidente da República!